quinta-feira, 25 de junho de 2009

Hey, hey I wanna be a Rockstar!

Desde os anos 60 a Guitarra é o sonho de muitos e muitos por aí, quem é que, por exemplo, nunca se imaginou tocando guitarra como se fosse Jimi Hendrix? Partindo desse fato e buscando a unir a tecnologia à criatividade surgiu Rockstar. Uma instalação multimidia que busca comunicação, interação e informação explorando os estímulos sensoriais.

Trata-se de um totem com uma tela mult touch que oferece opções musicais de artistas/bandas nacionais do rock anos 80. Haverá uma guitarra sem fio do guitar hero onde o usuário deverá (tocando) acertar uma sequência musical (simples - acertar as batidas mais fortes) programada da música escolhida pelo próprio.

A guitarra é programada para ser um controle MIDI e assim ela pode acionar esse sistema através de programas como o Pure Data ou Processing. O legal do Rockstar é que qualquer um pode se sentir um artista do rock mesmo sem saber tocar nada, usando os botões e simulando com movimentos o ato de tocar o instrumento, através do sensor de movimento (acelerômetro) usado para detectar as coordenadas X,Y e Z. A partir de regras já estabelecidas, o movimento pode acionar diferentes imagens e sons.
Mas não vale tocar tímido não! Tem que se soltar e encarnar o verdadeiro Rockstar! Além das batidas na frequência certa, o usuário tem que se movimentar para acionar o vídeo clipe. O objetivo da interação é acionar o vídeo clipe da música em questão. Conforme a pessoa "toca", faixas sonoras são associadas a animações divertidas transmitidas na tela. A interface planejada permite uma real sensação de intervenção.
O objetivo do projeto é a experiência lúdica-interativa, explorando as possibilidades de forma intuitiva, sem a influência dos códigos de comportamento dos adultos e o excesso de preocupação em saber como, porque, com o quê. É essa intuitividade que buscamos explorar quando propomos algo que trabalha com o lúdico, o que é típico das instalações multimídias interativas. Para além da informação ou conteúdo intrínseco, muitas vezes o que importa é a fruição do gesto, quando não de outros sentidos, e sua inter-relação com a arte, com as alegorias resultantes da interação

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Eu quero de Natal!

 

O novo sistema da Microsoft para o Xbox 360 é dos sonhos! Ele detecta os movimentos do seu corpo e não requer controle remoto.

Chamado de Project Natal é uma barra que fica em cima ou embaixo da TV, ligada ao Xbox 360, assim como a barra de sensores do Wii. Mas em vez de sensores e um controle, o Natal tem uma câmera, sensores e um microfone que o permitem identificar com precisão o jogador e o espaço ao redor. Isto permite controlar jogos apenas se movimentando

Esse controle novo é fantástico porque serve para mais coisas além de jogar. Dá para navegar por menus apenas movendo a mão para frente e para trás – o sonho “Minorit Report”. A câmera possui algumas funções divertidas, como reconhecimento facial e por voz. Quando você liga o Xbox, ele reconhece seu rosto e faz seu login automaticamente.

O novo controle para Xbox 360 é impressionante não pelo que faz agora, mas pelo que desenvolvedores criativos – principalmente nós designers -vão poder realizar com os kits para desenvolvedor que chegaram agora em suas portas. Não só é um novo jeito de controlar jogos, é a base para um centro de mídia e comunicação, bem na sua sala de estar.

O sistema  é compatível com qualquer sistema Xbox 360 e combina em um mesmo aparelho uma câmera RGB, sensor de profundidade, microfone e processador especial. O Project Natal acompanha o movimento do seu corpo em 3D, enquanto responde a comandos, instruções e até mesmo mudança de tom na sua voz.

Que venha a G2

Depois de 1 mês de abstinência do Blog, “o bom filho a casa torna” para falar sobre o trabalho de G2e postar mais coisas interessantes que achamos nessa grande rede.

“Arte, tecnologia e Design é uma mistura que dá certo onde podemos encontrar quase que infinitos caminhos de soluções criativas. Nessa levada de arte multimídia onde designers e artistas exploram o uso original de diversos tipos de mídia, no projeto de G2 a ídeia é trabalhar com um novo sistema de manipulação de interface. A temática da interface é rock nacional anos 80, ou seja, musica! O objetivo é ultrapassar o acesso (Input) convencional aos meios digitais, como o teclado, o mouse ou o joystick.”

Formarei dupla com a Carolina (Patrick) e abordaremos essas questões de manipulação de interfácie, nos guiando pela temática de seu projeto: Rock nacional anos 80. Assim postaremos diferentes maneiras de se “brincar” e principalmente exapandir os sentidos, utilizando diferentes métodos para interagir na interfácie.